Mary Dutra

Pinturas, palavras, superfícies, digital. As obras da artista plástica Mary Dutra tratam da luz e do tempo. De histórias de pessoas e espaços.

 

Sua expressão na arte se iniciou 17 anos atrás com desenho e pintura de corpos em observação. Em 2016 encontrou na expressão abstrata uma renovação de possibilidades pictóricas. O abstrato reativou os estudos na física da cor e posteriormente, da física do tempo. Quanto menos tempo, maior a sua explosão artística.

 

Rajadas suaves de tinta líquida em contraponto a espátulas e materiais rígidos, metais e madeiras foram aliados à tela e à acrílica.

 

Passaram a integrar as obras: palavras, escritos, instalações, performances ao vivo, objetos e vídeos. Seu entendimento digital amplia sua voz trazendo escala e novas oportunidades.

 

Desde o início de sua carreira artística, Mary mirou no cenário internacional. Suas primeiras exposições foram em NY e hoje ela viaja o mundo encontrando clientes, produzindo obras fora do Brasil e criando ateliês temporários por onde passa.

 

Seus quadros estão em 14 cidades, em 7 países de 4 continentes diferentes. Sua produção local e contínua acontece em seu estúdio no Rio de Janeiro.

 

Sua trajetória começa cedo acompanhando as pinturas de seu pai e seu avô, e se aprimora em aulas, estudos e na absorção de referências visuais e culturais visitando 44 países e mais de 150 museus e feiras de arte.

 

Dar asas aos seus projetos de arte faz com profissionalismo, autocrítica e maturidade, seja na criação das obras, aulas, palestras, quadros internacionais ou exposições artísticas.

Biografia completa

Texto crítico

MaryDutra_SefoiTempo_ExposicaoIndividual